Está disponível para descarregamento gratuito o livro «História da Educação Museal no Brasil», organizado por Marie-Clarté O’Neill, presidente do ICOM-CECA, e Nicole Gesché-Koning, responsável pela História da Educação Museal do CECA. Esta obra faz parte de uma série dedicada à História Mundial da Educação Museal e centra-se na experiência brasileira, país pioneiro na abertura dos seus acervos a todos os públicos.
O livro analisa trajetórias de diferentes profissionais bem como as atuais orientações da mediação museal em áreas como acessibilidade, função social, inclusão, combate ao racismo, educação patrimonial e cibercultura. Segundo as autoras, a obra oferece uma «revisão histórica aprofundada em torno de uma das funções museais, a educação, considerada essencial, mas nem sempre reconhecida como disciplina científica autónoma».
A publicação está atualmente disponível apenas em português e pode ser descarregada aqui.
O ICOM (Conselho Internacional de Museus) é uma organização não governamental que reúne profissionais de museus de todo o mundo, promovendo a troca de informação, o desenvolvimento de normas profissionais e projetos colaborativos. O CECA é um dos seus comités internacionais, dedicado à educação e ação cultural em museus.