Tesouros do Gabinete de Numismática do Museu do Porto: visitas

A exposição Tesouros do Gabinete de Numismática do Museu do Porto, patente no Núcleo da Alfândega do Porto até 19 de outubro, apresenta um conjunto de moedas e notas que podem ser considerados testemunhos da história de Portugal. Entre os destaques estão o Tesouro da Arrábida, composto por centenas de moedas de ouro e prata, a bráctea de Siracusa e uma rara siliqua dos Suevos. Qualquer uma delas ilustra importantes transformações sociais, económicas e políticas da nossa civilização.

Da exposição fazem parte moedas desde a época da Expansão Portuguesa até medalhas da Guerra Peninsular, bem como as primeiras emissões de papel-moeda da cidade do Porto, revelando uma perspetiva ampla sobre o desenvolvimento histórico e cultural do país. O valor artístico e simbólico das peças, aliado às técnicas artesanais empregues, oferece uma experiência enriquecedora ao público em geral.

Foi definido um conjunto de visitas conduzidas por especialistas, como Rui Centeno, Filipe Teixeira, Alice Baeta e Paulo Carmo, que contextualizam historicamente cada peça. As sessões, com duração de 30 minutos, são gratuitas e limitadas a 15 participantes. Mais informações aqui.