A Fénix e o Unicórnio – A História que Ulisses não Contou

A Fénix e o Unicórnio – A História que Ulisses não Contou, escrito por Rodrigo Vieira Dias e ilustrado por Bernardo P. Carvalho, faz parte da coleção Museu Casa da Moeda e associa-se à série de moedas comemorativas «Heróis e Criaturas da Mitologia» lançada em 2023 pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Nesta história, conhecemos Ulisses e acompanhamos a sua longa viagem de regresso. Depois de treze anos longe de casa, e após muitos sacrifícios, Ulisses só desejava «Chegar a casa. Abraçar a família. Dormir na sua cama.» Mas a viagem não seria fácil. Tinha começado com «doze barcos e seiscentos homens», mas já só restava «uma embarcação e cinquenta companheiros». Depois de um ano a descansar na ilha da feiticeira Circe, sabia que estava ainda muito de longe da sua casa, que também ficava numa ilha. Mas como poderia lá chegar?

O nosso «herói de Troia» tem muitas aventuras para enfrentar antes de chegar ao seu destino tão desejado. E, para conseguir chegar ao fim, tem de encontrar o unicórnio escondido em Ofiússa e oferecer o seu corno a Posídon, deus dos mares, que ainda não perdoara a Ulisses ter cegado o seu filho ciclope.

O que tinha este unicórnio de tão especial para poder salvar Ulisses e os seus companheiros?

É o que vamos descobrir.

Em A Fénix e o Unicórnio, viajamos entre a Grécia Antiga e Lisboa, conhecemos uma feiticeira poderosa, criaturas gigantes, deuses do Olimpo e até um jogo de tabuleiro muito popular entre os gregos antigos. E, claro, também estão lá a Fénix, uma «ave misteriosa», e o unicórnio, cujo corno se acreditava ter poderes curativos.

No final do livro, encontram-se algumas curiosidades sobre estas moedas, mas também um pequeno dicionário de palavras mitológicas, no qual podemos descobrir, por exemplo, o que é uma poção, quem são afinal as sereias e o que faz um druida.

Embarcamos nesta aventura?

Disponível aqui.