O Corpus Nummorum Thracorum tem um novo projeto

No âmbito da apresentação de propostas para “Promoção de projectos de investigação e desenvolvimento para a digitalização de objectos do património cultural - eHeritage” do Ministério Federal da Educação e Investigação alemão (BMBF), foi concedido um financiamento de três anos a partir de 01 de julho de 2018 para o projeto “Corpus Nummorum Online - as antigas moedas gregas de Moesia inferior, Mysia e Troad” à Academia de Ciências e Humanidades de Berlim-Brandemburgo (BBAW).

No decorrer do projeto, as 5.582 moedas de propriedade da Münzkabinett Berlin (coleção numismática) e as cerca de 18.000 moedas em forma de gesso no BBAW serão digitalizadas, cientificamente descritas, ligadas a dados normativos e publicadas on-line em alemão e inglês. De acordo com a ideia do Open Science, movimento de investigação cientifica, este projeto contribui com dados digitais fidedignos para futuras pesquisas.

O portal Corpus Nummorum Thracorum oferece uma plataforma para encontrar e pesquisar moedas da Trácia. É baseado em coleções encontradas em Berlim, mas incorpora moedas de outros museus e instituições internacionais. Os usuários podem adicionar as suas próprias moedas à coleção online.

Fonte: corpus-nummorum.eu e incnews.org