Faleceu Vassiliki Penna (1951–2018), historiadora de numismática grega e bizantina

Vassiliki Penna nasceu em Kyparissia (Peloponeso) em 1951. Estudou Arqueologia e História da Arte na Universidade Aristóteles de Salónica e recebeu em 1991 o DPhil da Universidade de Oxford, Reino Unido, Wolfson College, concluindo com a dissertação « Byzantine Monetary Affairs during the 8th, 9th, 10th and 11th centuries». Forneceu o núcleo do artigo «Life in Byzantine Peloponnese: The numismatic evidence (8th-12th c)», em Martin Jessop Price (Atenas, 1996), entre outros estudos.
Penna foi diretora adjunta do Museu Numismático de Atenas (1994), chefiou o Setor Arqueológico do Ministério da Cultura Helénica, na Macedónia Oriental e Trácia, nas ilhas do Egeu do Nordeste (1974-1998), foi vice-presidente da Associação de Arqueólogos Gregos (1997-1998). Foi professora na Fundação Nacional de Pesquisa Helénica, Universidade de Oxford, Atenas, Ioannina, Corfu, Penn State University, AHA, UCLA, entre outras, além de ter sido membro do conselho de exame de doutoramento nas Universidades de Oxford e Sorbonne.
Publicou três monografias, cinco edições coletivas e mais de sessenta e cinco artigos em revistas científicas gregas e internacionais.

Fonte: incnews.org, www.kikpe.gr