Colección Janson: Destacados

É o título da exposição temporária do Museu de História e Numismática do Banco Central da Argentina que marca o primeiro aniversário da doação da coleção privada de Héctor Carlos Janson que se encontra aberta ao público desde 31 de maio.
A coleção de Janson é formada por mais de 2.800 exemplares de numismática e medalhística em excelente estado de conservação, tendo como principal foco a cunhagem argentina posterior a 1813, que foi considerada a mais completa coleção do tema.
A exposição inclui exemplares das primeiras moedas argentinas de 1813 e 1815, da cunhagem de Córdova (Argentina) e peças de ouro e prata emitidas através da "Ley de Unificación Monetaria" de 1881.
"No século XIX, nosso país era anárquico, cada província tinha sua constituição e era, ao mesmo tempo, muito rica. Uma edição única de moedas, naquela época os selos eram feitos à mão. Cada carimbo é uma obra de arte. Janson manteve cada desenho diferente, e percebe como ele variava." observa  Mabel Esteve, diretora do museu, analisando a importância histórica da coleção.

Fonte: www.bcra.gov.ar