481 moedas romanas encontradas em Braga

A diocese de Braga anunciou no dia 23 de maio, a descoberta de 481 moedas romanas datadas do século I ao século III, pelo Museu Pio XII.
"No total são 481 moedas, um tesouro que estava no muro de uma segunda 'domus' que descobrimos com esta sondagem. São coisas únicas, temos uma moeda do século I, moedas do século II, III, que permitem perceber todo o circuito de comércio à volta do Mediterrâneo durante aquele período", explica José Paulo Abreu, o diretor do museu, à agência Lusa, acrescentando que as moedas encontradas "foram cunhadas desde a Síria, Turquia, Alemanha, França".
O levantamento é o resultado de um estudo que tem sido executado desde há dois anos e pertence a um projeto de larga escala. "Temos a Braga Romana toda aqui por baixo do edifício [do museu]. Temos a possibilidade de pôr à mostra quatro casas romanas, da elite, com arruamentos, muros e os fragmentos que aparece nessas coisas, como cerâmica do alto ao baixo-império, vidros, metais", apontou o responsável.
As moedas descobertas estão, desde dia 23 de maio, em exposição no Museu Pio XII.

Fonte: www.dn.pt