Coleção Novo Banco Numismática acessível digitalmente e por marcação

Com a parceria assinada o mês passado, a coleção Novo Banco Numismática está acessível aos investigadores da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa. Pode ser visitada por marcação e observar as moedas em exposição em vitrinas, com vídeos interativos que explicam os vários períodos históricos.
A coleção conta com 13.000 exemplares, distribuídos pelo período compreendido entre o século II a.C. e o fim da monarquia em Portugal em 1910, tendo foco nas moedas portuguesas e pré-nacionais. Neste momento estão disponíveis no site moedas cunhadas em Portugal, Açores, Madeira, Brasil e Angola.
Segundo a agência Lusa, «a iniciativa insere-se no âmbito do projeto NB Cultura, criado com o compromisso de disponibilizar à fruição pública o património cultural e artístico do banco, através de parcerias com entidades públicas e privadas, como universidades e museus, de âmbito nacional e regional.»

Fonte: www.dn.pt e www.nbnumismatica.com