O valor da moeda “Sacagawea Dollar/Washington Quarter” atingiu máximos históricos

No passado dia 22 de Março de 2018, a moeda chamou a atenção dos colecionadores quando atingiu o máximo histórico de 192.000 dólares no leilão de Stack’s Bowers Galleries, em Baltimore. Certificada pela NGC, o serviço de gradação official da American Numismatic Association (ANA). Embora vários outros exemplos desse erro de cunhagem tenham sido descobertos nos últimos anos – esta moeda é o 17º exemplar do erro conhecido entre os colecionadores e é a quarta vez que a leiloeira vende um – a procura parece estar mais forte do que nunca. A licitação competitiva presenciada na sala de leilões sugere um desejo crescente entre os colecionadores de possuir um desses erros. 12 dos 17 exemplos conhecidos residem na coleção de Tommy Bolack.

Esta moeda resulta de um engano de um operador de prensa de moedas, que no ano 2000, recebeu um conjunto de moedas cunhadas com o anverso de ¼ de dólar Washington em vez do novo dólar de Sacagawea. Até notarem o erro,  foram cunhados muitos milhares de exemplares, uma vez descoberto, os funcionários destruíam todas as moedas que conseguiram, embora vários exemplares já teriam sido introduzidos em circulação.
Embora tenha havido algum debate inicial sobre a autenticidade e a legalidade de tal erro, a Casa da Moeda dos EUA reconheceu as acusações como genuínas e desde 19 de junho de 2000 são negociadas livremente entre colecionadores.

 

Fonte: coinnews.net