Banco Central das Filipinas anuncia construção de nova Casa da Moeda

No dia 13 de setembro, o Banco Central das Filipinas anunciou que a cunhagem de moedas do país será realocada devido aos crescentes requisitos de produção.

Segundo as informações divulgadas, serão necessários dois anos para se construir a nova instalação, na região de Capas, em Tarlac. Esta terá a capacidade de imprimir 5 biliões de notas, mais 2 biliões do que a capacidade máxima da atual fábrica, anulando assim a necessidade de encomendar a sua produção a terceiros.

As atuais instalações, situadas na cidade de Quezon, têm 41 anos e abrigam uma fábrica de impressão de segurança, uma fábrica de impressão de notas, uma casa da moeda e uma refinaria de ouro.

A série de moedas corrente a ser produzida pela nova Casa da Moeda foi lançada em 2018 e as moedas apresentam flora nativa das Filipinas ou heróis nacionais de renome.

O primeiro conjunto da nova série de notas será posto em circulação no primeiro trimestre de 2020 e conta com medidas adicionais de segurança. que incluem um fio de segurança com janelas aprimoradas com cores e design exclusivos, recursos de cópia e antidigitalização, bem como a incorporação de marcas táteis.

 

 

Fontes: philstar.com, bsp.gov.ph e numismaticnews.net