UNESCO lança guia prático para a luta contra o tráfico ilícito de bens culturais

A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura apresenta um guia prático, dirigido às autoridades judiciárias e agentes da ordem pública para a luta contra o tráfico ilícito de bens culturais.

Disponível em inglês e francês, esta publicação, da autoria de Zeynep Boz, procura servir como guia para as autoridades prevenirem o tráfico ilícito de bens culturais, o que requer um conjunto de conhecimentos específicos e um conhecimento aprofundado de um conjunto de instrumentos legais internacionais que o guia procura apresentar e explicar em detalhe.

“O tráfico de bens culturais pode assumir diferentes formas, desde o roubo de instituições de património cultural ou coleções particulares, passando pelo saque de sítios arqueológicos até o deslocamento de artefatos devido à guerra. Mas o resultado é sempre o empobrecimento dos países de origem desses tesouros e danos irreparáveis ​​à herança cultural comum da humanidade. Este comércio está também frequentemente ligado ao crime organizado, ao branqueamento de capitais e ao terrorismo.”

Michel Magnier,
Diretor da Cultura e Criatividade, DG Educação e Cultura da Comissão Europeia

Os documentos podem ser descarregados através da página da UNESCO no seguinte link: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367471

Fonte: icom-portugal.org