«La fábrica de medallas Ausió», um património recuperado

Estará patente até ao mês de abril de 2019, no Museu Nacional d’Art da Catalunha (Espanha), a exposição intitulada “La fábrica de medallas Ausió”.

Esta exposição, inaugurada durante o XVI Congresso Nacional de Numismática, que teve lugar em Barcelona, a 28 de novembro de 2018, está organizada à volta de três temas relacionados com esta importante fábrica de medalhas dos inícios do século XX: a família, a fábrica e a produção. Apresentam-se os vários tipos cunhados, diversos instrumentos de fabrico e objetos ligados a Eduard Ausió i Miquel (​​1878-1968), fundador da fábrica de medalhas de Ausió, como cadernos, cartazes publicitários da empresa e plantas com a organização da oficina.

Escultores como Eusebi Arnau, Antoni Parera, Pau Gargallo ou Enric Casanovas trabalharam em alguns modelos que a fábrica cunhou, assim como nas medalhas oficiais da Exposição Internacional de Barcelona, em 1929, ou a Medalha de Ouro da cidade de Barcelona, em 1932.

Fonte: www.museunacional.cat