EMYA – Prémio Museu Europeu do Ano 2020

Está aberto o prazo para as candidaturas ao Prémio Museu Europeu do Ano 2020, até ao dia 26 de abril de 2019 e são elegíveis todos os museus europeus que abriram ou foram substancialmente renovados desde janeiro de 2016.

Todos os anos, o European Museum Forum premeia os museus que servem de exemplo na dedicação e esforço para o avanço do setor museológico na Europa. Em 2018, o primeiro Prémio do Museu Europeu do Ano foi entregue ao Museu do Design, situado em Londres, Reino Unido. O segundo lugar foi dado ao Museu da Infância em Guerra, em Sarajevo, Bósnia e Herzegovina.

Esta iniciativa pretende promover a inovação e a excelência da qualidade pública dos museus, incentivando o trabalho em rede e estimulando o intercâmbio das ideias e das melhores práticas dentro da museologia europeia, num quadro geral de compromisso com a cidadania, a democracia, a inclusão, a acessibilidade, a sustentabilidade e os direitos humanos, com a aproximação de culturas e fronteiras sociais e políticas.

Fonte: europeanmuseumforum.info