Últimos dias para nomear candidatos para o prémio “IBNS Banknote of the Year” 2018

Todos os anos, a International Bank Note Society (IBNS) distingue uma nota bancária pelo seu mérito artístico e características inovadoras de segurança. As notas nomeadas devem ser emitidas durante o ano a que corresponde o prémio e estar em circulação.

Há até ao momento doze candidatos, provenientes de todos os continentes. Os sócios da IBNS têm até 31 de janeiro para nomear os últimos candidatos.

Pode ver as notasnomeadas aqui

Em 2017, o prémio foi atribuído à nota de 10 francos emitida pelo Schweizerisch Nationalbank (Banco Nacional da Suíça). Esta entidade, vencedora também da edição de 2016, concorre em 2018 com a nota de 200 francos, que se caracteriza pela ilustração das dimensões no espaço, na face anversa, e um mapa das idades geológicas e cronograma de formação do universo, no reverso.

Uma vez encerradas as nomeações, o júri do IBNS considerará o mérito artístico, o design, o uso da cor, o contraste, o equilíbrio e as características de segurança de cada indicação. O vencedor será anunciado na primeira reunião do Conselho IBNS do ano.

Fonte: www.theibns.org